sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Acolhida dos Professores - Julho/2009

1ª) ACOLHIDA DOS PROFESSORES PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2009

REUNIÃO PEDAGÓGICA

Aconteceu no dia 31/08/2009 a nossa acolhida aos Professores, a fim de planejarmos a condução dos trabalhos para o 2º semestre de 2009.

Nosso encontro foi planejado e pautado com um olhar específico e bem direcionado aos reais objetivos, pelos quais, nossa instituição de ensino prisma: “o carisma na condução da proposta pedagógica, relacionada ao ensino aprendizagem de nossos alunos”.

Foram abordados alguns temas importantes neste encontro, tais como: “A linguagem didática e a rotina escolar na relação professor-aluno” e uma reflexão em homenagem a Paulo freire com a temática “Era uma vez uma escola”.

No encontro trabalhamos uma dinâmica que envolveu todos os professores, desde a educação Infantil até o ensino Médio, cujo tema dessa dinâmica foi: “A Escola dos Meus Sonhos”.

Os trabalhos desenvolvidos em grupos estrategicamente organizados foram surpreendentes. A equipe Pedagógica parabeniza a todos os professores, que, de forma humilde e organizada, conseguiram esboçar a escola dos sonhos, bem pautada na realidade atual em consonância com a proposta da instituição.

Um bom retorno à nossa equipe docente..estamos todos juntos para mais um semestre de muito trabalho a ser realizado com nossos estimados alunos.

Paz e bem!



quinta-feira, 20 de agosto de 2009

III Fórum Multidisciplinar 2009

III Fórum Multidisciplinar – 2009:

“Adolescência – Emoções, Carinhos e Caminhos – Saúde – Sexualidade – Orientação

O Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida cedeu espaço para a realização do III Fórum Multidisciplinar – 2009, organizado pelo Centro de Valorização da Vida – Francisca Julia, no dia 15/08/2009. O objetivo principal do encontro foi reunir profissionais para discursar sobre questões que muito afligem pais, educadores e profissionais da saúde: as condutas adolescentes no tocante as suas emoções (ligadas a saúde física e mental), seus carinhos (ligados a sexualidade) e os caminhos (ligados a orientação).

A abertura do fórum iniciou-se com a palavra do Sr. Luiz Peagno ,(Diretor Administrativo do Centro de Valorização da Vida – Francisca Julia, que conduziu a apresentação de uma nova proposta, diferenciada de trabalho. Em seguida, passou a palavra ao Secretário da Educação, Sr. Alberto Alves Marques Filho, que esclareceu algumas duvidas sobre as medidas tomadas pela Secretaria da Educação em função da suspensão das aulas, devido a disseminação do Vírus H1N1 responsável pela transmissão da influenza A, ou gripe suína O Secretário nos reportou, que de acordo com a avaliação da Secretaria de Saúde, nos últimos dias houve declínio na incidência do vírus Influenza no município, com expressiva redução na procura das unidades de saúde por pacientes com sintomas de gripe. A recomendação é que, caso haja apresentação de quadros com sintomas da grupe manter-se em casa.

A organização do evento se deu em três momentos:

1ª Palestra – Tema: Transtorno Bipolar na Adolescência (TAB).

Dr. Tadeu Soares – Médico Psiquiatra e Diretor Clínico do Centro de Valorização da Vida – Francisca Julia –

2ª Palestra – Tema: Adolescência e Escolhas – Emoções, Carinhos e Caminhos.

Cristina Souto Riggotti – Psicóloga – atua com Hipnose, Terapia Regressiva, Orientação Vocacional e Consultoria organizacional –

3ª Palestra – Tema: A Vida Sexual do Jovem Brasileiro e seus Desafios.

Dr. Jairo Bouer – Médico Psiquiatra Especialista em Sexualidade – Escreve artigos: para Folha TIM do Jornal “Folha de São Paulo”; para o Canal UOL (mídia eletrônica) e atualmente tem um espaço aberto como conferencista no Canal Futura.

Nesse Fórum foram abordados assuntos relevantes, envolvendo a conduta atual dos jovens. Os caminhos percorridos durante as palestras abordaram questões, desde as síndromes e necessidades pelas quais muitos jovens e crianças são acometidos, passando por fatores de escolha profissional: suas incertezas, anseios; até a questão da abordagem sexual precoce na idade escolar.

Todos esses fatores, sem dúvida, geraram alguns questionamentos que envolvem os adolescentes. Pensar em um diálogo mais aberto e esclarecedor foi o direcionamento do debate, pois, hoje precisamos nos aproximar mais do mundo em que estão expostos. Precisamos estar mais atentos com as transformações e com os meios de comunicação que interagem.

As respostas têm que ser rápidas, porem, precisas e bem direcionadas; cabe-nos, contudo, olhar esses jovens com mais atenção, seja qual for o envolvimento com eles (na escola, em casa, nos hospitais, nos consultórios e etc.), ouvindo-os, muito nos ajudará na condução e mediação de uma situação.

O fórum foi encerrado com a fala da Coordenadora Pedagógica do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, Professora, Pedagoga e Psicopedagoga Eloisa Palomares a pedido da anfitriã do evento, Diretora Irmã Marinalva Gonçalves. O encerramento se pautou na responsabilidade do olhar especifico que os professores precisam ter em sala de aula, quando entendem que seus alunos são diferentes e únicos, suas especificidades são diversas e abrangentes. A polivalência desses profissionais deve estar direcionada em muita pesquisa e observação.

A importância de não desistirmos da missão, como educadores e cidadãos, nos conscientiza a buscar e conhecer caminhos para as mudanças necessárias. Neste sentido, é preciso pesquisar para poder compreender e debater a situação social dos adolescentes, com o objetivo de viabilizar novas formas de pensar e melhores comportamentos, inclusive junto aos estudantes.

A questão do olhar específico nos remete a adequar estratégias acompanhando a legislação vigente e a educação, que compreende um amplo e complexo projeto de conscientização, respeito e tolerância sociais. Este é um dos principais papéis do educador. Como olhar para essa educação?

Primeiramente, temos que ter o conhecimento das diversidades que envolvem cada etapa da vida...o que nos cabe saber e prover, contudo, é importante que haja uma atitude cotidiana bem desenvolvida em casa, na escola e em outros ambientes sociais. Em conjunto com essas atitudes, o professor e a equipe escolar deve incluir em seus conteúdos temas transversais que abordem as questões sociais e éticas em sala de aula.

Equipe Pedagógica











Dr. Tadeu:


Coordenadora Eloisa:




Dr. Jairo:




terça-feira, 11 de agosto de 2009

Viver Solidário



















Édila Fernanda e Irmã Sirlene
















Projeto Meio Ambiente

Em grupo alunos dos 6°ano A eB discutem sobre os Cinco R’s da Lei de Educação Ambiental
abordados no projeto e a sua importância.


Apresentação dos grupos sobre o tema: Economia Sustentável. Verificação e assimilação das propostas apresentadas sobre algumas empresas, as quais foram resultado das pesquisas realizadas pelos grupo, com a finalidade da conscientizar e estimular o uso dessa economia em nossa vida e em nossa sociedade. Trabalho apresentado pelos alunos dos 6°ano A e B.




Exposição do trabalho realizado com os alunos do 7° ano B,sobre o Meio Ambiente e a
Conservação de Espaços.




Este projeto foi desenvolvido ao longo do 1°Semestre pela Pastoral com o objetivo de desenvolver a interdisciplinaridade, a compreensão da cidadania e o exercício dos direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
Por meio desse projeto os alunos dos 6°anos A e B e 7°ano B puderam vivenciar na prática educativa o aproveitamento, ao máximo, de produtos ecologicamente corretos e reutilizáveis, para uma melhor apresentação de suas pesquisas e do conteúdo abordado; evitar o desperdício de materiais durante o período de trabalho e em sala de aula; praticar a leitura e compreensão dos “Cinco R’s”, que são os cinco passos que as pessoas devem seguir para ajudar o meio ambiente e a si mesmas obtendo à esses, como diretrizes e regras a serem seguidas; reconhecer e utilizar expressiva a conscientização ambiental;
Édila Fernanda e Irmã Sirlene
Pastoral