terça-feira, 2 de junho de 2009

BREVE HISTÓRICO DA CONGREGAÇÃO


CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS FRANCISCANAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

145 ANOS SEMEANDO AMOR E COLHENDO FLORES.

UM POUCO DE HISTÓRIA


  • 03 de junho de 1864: Madre Francisca do Sagrado Coração, nascida Laurence Rivière Dejean, funda a Congregação das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus na França, com o apoio de Sophie Veillon ou Irmã Joana do Calvário e do Cônego Felix Brunel.
  • Assim no dia 3 de junho de 1864, nascia a família religiosa das IRMÃS FRANCISCANAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. Durante 40 anos, Irmã Francisca do Sagrado Coração, nome que Laurence, escolheu para si, guiou a Congregação com amor de Mãe, a tudo atendia com um verdadeiro e constante domínio de si, uma calma profunda, por estar constantemente na presença de Deus. Predominava, sobretudo, nesta alma tão profundamente religiosa, a virtude do desprendimento, que constituía, por assim dizer, o alicerce das duas virtudes preferidas do Coração de Jesus: a humildade, que lhe tornava fácil a prática da obediência à Regra e aos superiores; a mansidão, que levava suas filhas a amarem sua direção e suas ordens.

A CHEGADA NO BRASIL


  • Em 09 de junho de 1890 Irmã Helena e Irmã Teresa de Jesus chegaram ao Rio de Janeiro e, mais tarde, foram convidadas a tomar conta do Asilo para a Velhice Desamparada, no Caju. Desse modo a Congregação das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus fixava-se no Brasil.

Presença da Congregação das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus

em São José dos Campos - SP

  • 19 de março de 1938: As Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus, iniciaram o seu trabalho no Asilo Santo Antônio cuja finalidade é exercer assistência social amparando os idosos carentes.


  • 09 de julho de 1946: Padre João Marcondes Guimarães funda a Creche Franciscana Nossa Senhora Aparecida, com o objetivo de amparar crianças, de mães que necessitavam trabalhar, recebendo assistência integral.


  • 19 de março de 1965: Irmã Maria Rogéria, primeira diretora, obteve a autorização para o funcionamento do Ginásio Nossa Senhora Aparecida, hoje denominado Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida.
  • ORAÇÃO
  • Senhor, Deus de saber infinito, aos Vossos olhos tudo é claro, tudo é presente; conheceis a Virtude de Vossa serva Madre Francisca do Sagrado Coração, cuja glorificação Vos imploramos.
    Fazei que a imitemos no seguimento de São Francisco de Assis e no empenho de amar e reparar o Coração de Jesus.
    Concedei-nos, por sua intercessão, a graça que Vos pedimos... Amém!
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário